quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Zeitgasto - Perninha e Lilico

Por Maurício Mohr

A idade chegou, os calendários foram um após o outro sendo substituídos, dos primeiros que me lembro, eram uns enormes que ficavam na cozinha da casa dos meus pais por um motivo além do razoável tinha um cenário meio campestre e figura da família de coelhos antropomorfizados (viu, Gute_ minha professora de Literatura_ eu não dormia nas suas aulas à toa, o sono é que armazena as informações na memória).

Mas não era um desenho da Warner como uma representação humana mais divertida e animada, era na verdade uma coisa mais romântica com traços delicados. No justo intervalo entre o pintor flamengo Rubens e uma pintura de xícara feita por um flamenguista.


Lembrando disso, sinto muitas saudades de ir até a cozinha e perguntar pra minha mãe se tem algo para almoçar e a resposta ser uma medida de tempo. Não importava como fosse feita a pergunta, de forma educada, antipática ou varada de fome. Eu seria respondido em minutos ou horas. “15 minutos!”. “ManhêÊÊê, tem estrogonofe?” ;“2 horas.” Eu ficava sabendo quando viria, mas nunca o quê. Minha barriga testemunha que as refeições eram boas apesar de misteriosas.



Hoje eu vivo com a liberdade de morar sem papai nem mamãe e escolher meu cardápio, lembro que no meu primeiro mês sozinho, eu me servi batata-frita de café da manhã ao jantar, apesar de não enfartar ou ter me fartado porque devo confessar ainda como as minhas fritas com regularidade, mantenho sequelas deste comportamento, uma bela e adiposa capa de filé de cupim no abdome-barrigal .



Ah, mas quando visito a minha geladeira em casa só sinto a frieza no seu trato. Ela até se abre para mim, mas é puro vazio, sem carinho nem docinhos caramelados. Sequer um ovamaltino ou leitinho com pera.

É como dizia o sábio da Praça: “Tempo bom, Êêê, não volta mais. Saudades... de outros tempos de paz!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário